Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Notícias da Resistência: o Pré-Seminário São Pio X

Ajude esta OBRA CATÓLICA fazendo doações únicas ou mensais! Cada REAL vale muito!


Lembre-se de enviar um e-mail para informar sobre o depósito e a destinação que lhe quer dar!!!


* * *
Pe. Cardozo com S.E.R.Mons. Lefebvre - 1988

ENTREVISTA COM O REV. PE. CARDOZO SOBRE O PRÉ-SEMINÁRIO SÃO PIO X



A Resistência continua o combate de Mons. Lefebvre, mantendo o foco no objetivo que é a defesa da Fé. E uma nova etapa se inicia, com a instituição de um Pré-Seminário em terras brasileiras. Aproveitamos a visita do Rev. Pe. Ernesto Cardozo em nossa cidade para entrevistá-lo e obtermos maiores informações a respeito.

Pale Ideas: Rev. Pe. Cardozo, na atual crise que vive a Igreja, se faz necessário formar sacerdotes santos e bem preparados para o combate da fé, e para isso é necessário uma boa formação em um bom seminário. Soubemos que a Resistência começará um trabalho nesse sentido, criando um Pré-Seminário. O que é um Pré-Seminário?

Rev. Pe. Ernesto Cardozo: Costumam se apresentarem jovens que manifestam o desejo de seguir a vida sacerdotal, precisamos nos assegurar que não é uma simples ilusão, que realmente têm capacidades espirituais, morais, intelectuais, psicológicas para isso. A sociedade, por outro lado, estraga em vários sentidos aos jovens: vontades débeis, vícios, imaturidade, vida mole… Antes de falar de “seminário”, pensamos melhor falarmos desta etapa prévia que nos dê, a nós e a eles, uma certa segurança de uma vocação certa.

PI: Qual é o objetivo deste Pré-Seminário? Como funcionará?

RPEC: Os jovens começam vivendo em uma casa alugada, se distanciando ao menos fisicamente da família; rezam juntos, fazem vida de comunidade na medida em que seus horários o permitam, trabalham fora e dentro de casa. Eles arcam com as despesas – para que possam criar um sentido de responsabilidade, de generosidade – enquanto em suas horas livres terão aulas de filosofia, espiritualidade, historia, latim, francês, espanhol. A comunidade de fiéis apoia com seus esforços espirituais e materiais, para resolver os gastos com os estudos, o pagamento dos professores, os gastos de viagens etc.

PI: Como será a sua estrutura? Quem é o corpo docente?

RPEC: Contamos com dois professores: um de filosofia tomista, outro de idiomas. Nós os orientamos sobre espiritualidade, história, arte e música. Conforme vejamos um avanço, procuraremos professores que ministrem outras aulas.

PI: Onde está localizado?

RPEC: Perto da capela da Missão Cristo Rei em Ipatinga. É uma casa modesta que os fiéis encontraram e que reúne um mínimo de condições por enquanto; e diante das atuais necessidades basta… Depois, Deus dirá!

PI: Como surgiu essa oportunidade?

RPEC: Nosso professor de idiomas a encontrou, muito próximo da sua, o que facilitava o acesso às aulas; o preço era razoável e decidiram alugá-la.

PI: Sabemos que há muitos jovens interessados em estudar sua vocação. Nesses tempos em que vivemos, o que se espera de um candidato a seminarista? Que tipo de seminaristas a Igreja precisa? 


RPEC: Quando não se tem propriamente seminários, diante da atual deserção da liderança da Fraternidade, quando vemos a atitude dos sacerdotes que colocam em primeiro lugar a obediência, o conforto, o bem-estar, a unidade da congregação etc. ao invés da Fé, quando temos o triste panorama de ver sacerdotes e bispos supostamente preparados e formados na contrarrevolução apoiando e ensinando princípios modernistas, democráticos, liberais, o esforço para continuar com o ideal de nosso Fundador, Mons. Lefebvre, é muito grande! E, tanto quanto possível, a intenção é ponderar e provar exaustivamente as supostas vocações, antes de se falar de seminário. Pretendemos que as vocações estejam dispostas a perder tudo antes que a Fé, que sejam verdadeiros soldados de Cristo, que trabalhem para Sua maior honra e glória e para o bem das almas, que não trabalhem para si mesmos, que tenham um espírito de cruzados e missionários.

PI: Que requisitos alguém que acredita estar vocacionado precisa preencher para iniciar seus estudos?

RPEC: Sobre isso, o vocacionado deve entrar em contato com algum dos Padres da Resistência para ver as condições fundamentais contidas no Código de Direito Canônico de 1917, verificar quem o recomenda, quanto tempo de Tradição etc.

PI: Já há candidatos? Quantos são? É possível o ingresso de novos candidatos? 


RPEC: São apenas três; outros dois estão se formando no Mosteiro. O ingresso de novos candidatos será possível conforme nos mostre a Providência que esta é a sua Santa Vontade.

PI: Onde um candidato a seminarista pode se informar a respeito disso?


RPEC: Os candidatos podem entrar em contato conosco, seja pessoalmente que por E-mail (runaejcv@gmail.com).

PI: Como toda estrutura que inicia, é necessário apoio financeiro. Além das orações, de que forma os fieis podem colaborar com essa obra essencial para o Catolicismo?   


RPEC: O esforço maior está sendo feito pela comunidade da Missão Cristo Rei de Ipatinga. As doações podem ser entregue diretamente aos Padres da Resistência ou em nossa conta: Banco Itaú, conta corrente nº 6542 – 17866-7. [nota do blog: Lembre-se de enviar um e-mail para informar sobre o depósito e a destinação que lhe quer dar!]


PI: Qual é a mensagem que o reverendo deixa para o despertar de novas vocações? 


RPEC: ... Temos uma só vida, e o que é melhor do que abrasá-la no amor da Deus? Como o incenso! Leia a vida dos Santos Missionários, a de Mons. Lefebvre! Veja a necessidade de sacerdotes na crise atual… Considere a quantidade de almas que se perdem eternamente!... Que faço? … Do que me ocupo?... Louco devo ser... se não sou santo!, se não me ocupo de alguma maneira em manter intacta a Fé de nossos Pais, de fazer, na medida de minhas possibilidades, com que a Igreja de Cristo (que não é a conciliar!) permaneça no tempo,… de gastar o tempo e os talentos construindo a Cidade de Deus,... e com isso salvar nossas almas.  Amém.


Retiro inaciano em Ipatinga neste mês de junho de 2013


Editado aos 12/07/2013, para atualização: 

Aqui começa o novo Seminário da FSSPX de Monsenhor Lefebvre. Como lembra Pe. Chazal, Monsenhor também começou com quatro seminaristas. Estes são candidatos ao pré-seminário, mas têm nossas orações e nosso apoio para que possam surgir daí quatro vocações sacerdotais. Leia, abaixo, a notícia e veja quem são os quatro aspirantes.


CASA PIO X - PRIMEIRAS FOTOS


Não esqueça que toda obra precisa da colaboração de todos! Torne-se um benfeitor e conte com as orações dos quatro rapazes e de toda a Resistência Católica.


__________________________________ 


Ajude esta OBRA CATÓLICA fazendo doações únicas ou mensais! Cada REAL vale muito!



Lembre-se de enviar um e-mail para informar sobre o depósito e a destinação que lhe quer dar!!!



* * *
Ajude também o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:


Leitores