Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2016

Como distinguir uma verdadeira de uma falsa amizade?

"Mas como distinguir uma verdadeira de uma falsa amizade? É muito fácil, meus filhos. A verdadeira amizade é aquela que vos aconselha o bem, e vos dissuade do mal; que vos encaminha para a virtude, e vos aparta do vício; que vos induz ao respeito e à obediência a vossos superiores; que vos acode em vossas necessidades, vos consola em vossas aflições, e se interessa em tudo que vos diz respeito; que prefere ver-vos antes descontentes do que injustos; que vos é fiel, assim na próspera como na adversa fortuna; que guarda vosso segredo, ainda em detrimento próprio; que nunca vos mente, e vos fala sempre com o coração nas mãos; que tem em vós e vossa palavra grande confiança; que interpreta em bem vossos ditos, obras e gestos; e enfim que só sacrificaria vossa amizade à verdade, à honra e à Religião; e que, se lhe pedísseis coisas contrárias a elas, vos responderia com os antigos sábios: Amicus Plato, sed magis amica veritas. Amicus usque ad aras. (Platão é meu amigo, mas sou mais amigo da Verdade. Um amigo para o altar)." 


In "Código do Bom-Tom - Regras da Civilidade e de Bem Viver no Século XIX". Por Cônego J. I. Roquette. Baixe o PDF aqui (de 1807). À venda, aqui (novo) ou aqui (usado).  

  

* * * 


Leia, também:


  1. Conselhos de S. João Bosco sobre as amizades: http://farfalline.blogspot.com.br/2012/11/conselhos-de-dom-bosco-as-amizades.html.
  2. Diferença entre as amizades vãs e as verdadeiras: S. Francisco de Sales, in Filoteia: http://farfalline.blogspot.com.br/2016/03/amizades.html.
  3. Sermão de Padre Cardozo: http://farfalline.blogspot.com/2015/04/sermoes-meditacoes-do-rev-pe-cardozo-na.html.








 
COMENTARISTA, LEIA ANTES O 
LEIA ANTES DE COMENTAR
THANKS! 
  
* * *
 
http://edicoescristorei.blogspot.com.br

*
É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um e-mail para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores