Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2016

Valtorta, a árvore tomasina dos frutos bons e maus

PARA REGISTRO: 



A Valtorta é o exemplo que vem a calhar para exemplificar a árvore de frutos bons e maus que Dom Thomás prega, a "árvore tomasina".  

Ninguém pode negar que essa herege disse também boas coisas e verdades (os frutos bons), mas as coisas erradas (frutos maus) que ela disse são graves demais para serem minimizadas.  

Como todo herege, Valtorta é uma árvore de frutos bons e maus, porque é necessário dizer um mínimo de verdade para sustentar a mentira, o erro. Isto qualquer criança de catecismo sabe. Os padres da Neofrat costumavam nos dizer que a mentira precisa de um mínimo de verdade para ser crível.  

CONTUDOuma tal árvore, no fim e ao cabo, é uma árvore má, que produz frutos maus, porque os "frutos bons" dela são falsos frutos bons. E, sobretudo, porque o próprio NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, a quem servimos, afirmou que NÃO HÁ ÁRVORE QUE DÊ FRUTOS BONS E MAUS ao mesmo tempo (S. Mateus 7,15-20). 

Nosso Senhor é bem claro: "Pelos seus frutos os conhecereis". Não se trata de biologia, meus caros, mas de religião. E, em religião, a árvore evangélica só pode ser OU boa OU má. Em religião, macaquinhos, não valem enxertias! Uma macieira jamais vai dar laranjas, algumas maçãs podem não ser perfeitas, e até mesmo virem a ser descartadas, mas continuam maçãs (leiam aquiaqui e aqui).    







     
COMENTARISTA, LEIA ANTES O 
LEIA ANTES DE COMENTAR
THANKS! 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores