Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de julho de 2016

O assunto é... o Preciosíssimo Sangue de Jesus

Recolhemos, aqui, as devoções ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo que comprou nossa redenção.



SACRA GALERIA - IMAGENS PIEDOSAS
Clique para ver mais imagens


O ASSUNTO É... O PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 



Julho é o mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Dia 1º de Julho é o dia da Solenidade do Sangue de Cristo. 

No decurso dos séculos, a piedade cristã para com Nosso Senhor Jesus Cristo tem-se manifestado através de três devoções aprovadas pela Igreja intimamente ligadas entre si: ao Seu Santo Nome, ao Seu Coração Sagrado e ao Seu Preciosíssimo Sangue, derramado para a remissão dos pecados de todo o gênero humano,  por ocasião da Paixão e Morte de Jesus e atravessando a história até hoje com Sua presença real no Sacramento da Eucaristia.   


Foi, porém, no XIX, que São Gaspar Del Búfalo empreendeu grande campanha na propagação dessa devoção, cujo reconhecimento pela Sé Apostólica permitiu a composição da missa e ofício próprio por ordem do Papa Bento XIV. Posteriormente, por decreto do Papa Pio IX, como veremos logo abaixo, a devoção foi estendida à toda Igreja. Por isso, até hoje São Gaspar é reconhecido pela Igreja Católica como o "Apóstolo do Preciosíssimo Sangue". 

Em 1848, o Papa Pio IX foi expulso de Roma pelas forças revolucionárias. No ano seguinte, os exércitos franceses permitiram-lhe voltar à Cidade Eterna, após um ataque que durou de 28 de Julho a 1 de Julho. Invocando e dando graças pelo sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos, o Sumo Pontífice criou esta festa, situando-a no dia em que lhe foi possível voltar a Roma. S. Pio X alargou a festa à Igreja Universal. Nos nossos dias é celebrada solenemente em algumas congregações religiosas.  

A devoção ao Preciosíssimo Sangue pode e deve manifestar-se: 

1- Venerando-o no Santíssimo Sacramento, principalmente no momento da Elevação do Sagrado Cálice, na Santa Missa. 

2- Recebendo-o na Sagrada Comunhão, mesmo só sob as espécies de pão, pois, o Sangue divino está indissoluvelmente unido ao Corpo de Cristo no Sacramento da Eucaristia. Desta maneira, os fiéis que dele se aproximarem dignamente receberão os mais abundantes frutos da redenção, da ressurreição e da vida eterna que o Sangue derramado por Cristo sob o impulso do Espírito Santo para todo o gênero humano. 

3- Honrando-o com especiais orações e com a Ladainha, principalmente durante o mês de julho.



SOBRE A FESTA DO PRECIOSÍSSIMO SANGUE:


Festa do Preciosíssimo Sangue de NS Jesus Cristo I - http://farfalline.blogspot.com/2014/07/festa-do-preciosissimo-sangue-de-NS-Jesus-Cristo.html
Festa do Preciosíssimo Sangue de NS Jesus Cristo II - http://farfalline.blogspot.com/2014/07/festa-do-preciosissimo-sangue-de-nosso.html



DEVOÇÕES: 

  1. Consagração ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo I - http://precantur.blogspot.com.br/2014/07/consagracao-ao-preciosissimo-sangue-de.html.  
  2. Consagração ao Preciosíssimo Sangue II -  http://precantur.blogspot.com/2015/07/consagracao-ao-preciosissimo-sangue-de-Jesus.html
  3. Coroa do Preciosíssimo Sangue - http://precantur.blogspot.com/2012/07/coroa-do-preciosissimo-sangue-de-jesus.html
  4. Jaculatórias (vide abaixo) - http://precantur.blogspot.com/2012/07/junho-mes-do-precisosissimo-sangue-de.html.  
  5. Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus - http://precantur.blogspot.com/2013/07/ladainha-do-preciosissimo-sangue.html.  
  6. Novena do Preciosíssimo Sangue de Jesus - http://precantur.blogspot.com/2017/06/novena-ao-preciosissimo-sangue-de-jesus.html - de 22 a 30 de junho
  7. Orações para cada dia da semana ao Preciosíssimo Sangue - http://precantur.blogspot.com/2012/07/oracoes-para-cada-dia-da-semana-ao.html
  8. Orações para honrar o Preciosíssimo Sangue de Jesus - http://precantur.blogspot.com/2013/07/mes-do-preciosissimo-sangue.html (Exercício do Mês de Julho). 
  9. Orações para os Sacerdotes na quinta-feira - http://precantur.blogspot.com.br/2013/07/oracao-pelos-sacerdotes-na-quinta-feira.html. Toda quinta-feira, em particular nas quintas-feiras do mês de Julho, mês do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor. 
  10. (Os) Sete Pai-Nossos em Honra ao Sangue de Jesus - http://precantur.blogspot.com/2011/10/os-sete-pai-nossos.html; 
  11. Terço do Mês de Julho - http://precantur.blogspot.com/2013/07/terco-do-mes-de-julho.html.  




*  *  *

JACULATÓRIAS: 


Indulgência de 500 dias por cada uma destas três jaculatórias ainda mesmo separadamente, se forem recitadas na Elevação da Santa Missa: 

a) Salve, vítima salutar oferecida por mim e por todo o gênero humano, no patíbulo da Cruz.

b) Salve precioso Sangue, que jorrais das Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado, e lavais os pecados de todo o mundo.
c) Recordai-Vos Senhor, da Vossa criatura, que remistes com Vosso precioso Sangue.

Indulgência de 300 dias: 


Suplicamo-Vos, Senhor, Vos digneis socorrer os Vossos servos que resgatastes, com o Vosso precioso Sangue.







ANJOS, TENDEI-LHE O VOSSO CÁLICE  
RECEBEI ESTE PRECIOSO SANGUE 
NO ALTAR DO MEU SACRIFÍCIO 
LEVAI-O ÀS ALTURAS DO CÉU

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores