Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Nossa Senhora da Regra

Nossa Senhora da Regra



Imagem original, em Chipiona, Cadiz

A devoção a Nossa Senhora da Regra é muito antiga, do século IV. A sua história, mesclada de lendas e tradições orais, teve origem na África; e a sua imagem pertence ao grupo dos ícones das "Nossas Senhoras Negras ou Morenas", dos primeiros séculos. Mas esta se diferencia das demais porque tem o Menino Jesus em pé apoiado sobre sua perna esquerda, e não sentado.

Segundo a tradição ela foi esculpida por Santo Agostinho. Enquanto escrevia o que mais tarde seria a Regra da Ordem dos monges agostinianos, ele teria sonhado com a Virgem Maria. Por isto, em sua homenagem entalhou, num pedaço de cedro negro,
a imagem que vira, e a manteve sempre sobre a mesa de trabalho, em sua cela.

Em 443, o norte da África foi invadido pelos bárbaros Vândalos, e todos os cristãos tiveram de fugir. A maioria atravessou o mar Mediterrâneo em direção à Europa. Da diocese de Hipona escaparam São Cipriano, então apenas diácono, e alguns monges agostinianos que carregaram consigo aquela imagem original de Nossa Senhora da Regra. Eles desembarcaram na Espanha, na baia de Chipiona, onde construíram uma capela defronte ao mar para guardar a imagem. Mais tarde, ali surgiu um Mosteiro da Ordem, chamado "da Regra".

No século VIII, novamente os monges tiveram de fugir, devido a invasão dos árabes muçulmanos, mas antes esconderam a imagem da Virgem da Regra não muito distante do mosteiro.  


Diz a tradição que ela só foi encontrada no século XIII, por um cônego regular da Catedral de Leon, em Santiago de Compostela. Era a festa da Natividade de Maria, e ele descansava embaixo de uma árvore, quando a Santíssima Virgem lhe apareceu e disse onde estava oculta a sua imagem.

Alguns historiadores indicam o dia 08 de setembro de 1608 como o da primeira procissão transportando a imagem de Nossa Senhora da Regra pela cidade de Chipiona. Enquanto em 1588, ocorreu a primeira peregrinação das mulheres de Chipiona, organizada pela duquesa de Medina, Sidonia, para pedir a intercessão da Virgem da Regra pelo êxito dos maridos que lutavam contra a temida Armada da Inglaterra.

Em 1928, após sua restauração, a imagem de Nossa Senhora da Regra recebeu da Infanta Dona Beatriz de Sabóia o manto de rainha. A procissão daquele ano foi acompanhada por uma esquadrilha de aviões militares em honra da Santa Virgem.  


Eleita pelos espanhóis como a protetora das famílias, em 1954 foi celebrada a Missa solene de sua coroação pelo representante da Santa Sé. Na ocasião, o Santuário de Chipiona estava repleto com a presença dos nobres de várias casas reais europeias, de autoridades civis e eclesiásticas da Espanha.

Deste país, os agostinianos propagaram sua veneração por todo mundo cristão. Hoje encontramos uma vigorosa devoção à Nossa Senhora da Regra em Cuba, Miami, México, Republica Dominicana, Filipinas, Bélgica e Países Baixos. 




Nossa Senhora da Regra Padroeira de Havana


Peregrinacion Virgen de Regla
photo by Mene and Ana Lorena
clique para ver toda a beleza da foto


Esta devoção mariana é vigorosa na Espanha, mas Ela é também a Padroeira da capital de Cuba, dos marinheiros e dos pescadores cubanos.

Um dos símbolos nacionais mais importantes desse povo é o Santuário de Nossa Senhora da Regra de Havana.  


A imagem da Virgem ali venerada é uma cópia fiel da original africana, que se encontra no atual Mosteiro de Nossa Senhora da Regra de Chipiona, em Cadiz, no sul da Espanha. Ela chegou na baía cubana com um fiel devoto e colonizador espanhol, em 1694. Logo ele mandou erguer a ermida para a permanente reverência à Virgem da Regra, propagando a devoção para todos os habitantes do Novo Mundo.  




Nossa Senhora da Regra de Havana


"Regra", do espanhol "regla", é um pequeno município portuário da baía de Havana. Trata-se de um dos lugares mais visitados por turistas do mundo todo, pois manteve o mesmo ambiente, metade praiano e metade campestre, desde sua fundação no começo do século XVII.

O povo cubano, na sua maioria, possui a pele morena, fruto da mistura das raças que o formaram: indígenas, negros e espanhóis. Por isto, a veneração a Nossa Senhora da Regra foi tão assimilada por eles, uma vez que a imagem da Virgem é feita de madeira escura. 


A fervorosa fé dos cubanos no poder da intercessão de Nossa Senhora da Regra de Havana, as contínuas manifestações populares de agradecimento pelas graças e milagres alcançados e atribuídos a ela chegou à Santa Sé, em Roma. Após anos de intensa investigação, muitos milagres foram comprovados, e Ela foi declarada Padroeira da baía de Havana, sendo coroada solenemente pelo representante do papa Clemente XI, em 1714.

O século XVII foi especialmente pródigo de sinais da Virgem Maria ao povo da ilha de Cuba. A Mãe de Deus se apresentou aos filhos aflitos, dando-lhes o amparo e socorro suplicados. Assim, numa só chama e numa só proteção, pairam, sobre esta nação, as duas devoções festejadas e celebradas neste dia: a de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, e a de Nossa Senhora da Regra de Havana, padroeira de sua capital.


Fontes: 

https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=maria&id=127.
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=maria&id=128.

    

É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um email para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.

Para assinar o PALE IDEAS, informe abaixo o seu e-mail e clique em Assine. Em breve receberá um email de confirmação. Basta clicar no link e... pronto!   Informe seu e-mail: Delivered by FeedBurner  Assim, não perderá nenhuma das postagens do Pale Ideas!
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores