Pesquisar este blog

domingo, 25 de dezembro de 2016

Contos de Natal: O espinho e o Menino Jesus: uma piedosa lenda de Natal

O espinho e o Menino Jesus: uma piedosa lenda de Natal




Clique para ver mais imagens
Uma piedosa lenda de Natal conta que o Menino Jesus, sentado num troneto, brincou tecendo uma coroa de espinhos. E um espinho machucou seu dedo indicador da mão direita. Nesse momento, com ciência profética, Ele previu os sofrimentos que haveria de aceitar para redimir o Gênero Humano

Em sua doçura de criança e na candura de sua inocência infinita, Ele pressentiu as dores lancinantes de sua Paixão e Morte na Cruz. Contemplou também a glória de sua Ressurreição. Anteviu a Redenção da Humanidade, o triunfo universal da Igreja e da Cristandade.

Na iconografia tradicional, o Menino Jesus do Espinho aparece sentado numa poltrona com braços de madeira, estofada em veludo vermelho, meditando sobre os futuros tormentos da Paixão. 

Numa outra tela do célebre pintor espanhol Francisco de Zurbarán (1598-1664), o Menino Deus contempla o dedo sangrando. O rosto mais sereno parece velado pelo presságio do sofrimento vindouro trazido pela ferida. 



 El Niño de la espina - Zurbarán, 1630. 
Museo de BB.AA. de Sevilla.

Assim também e representado na tela da Escola de Murillo.  




É uma clara premonição da Paixão de Cristo, através de uma descrição suave e melancólica. O contraste entre a inocência e a doçura da criança com o horror da tortura toca os mais nobres sentimentos dos fiéis. E inspira uma meditação apropriada para o Advento, período litúrgico iniciado no último domingo de novembro, tempo penitencial que nos prepara para bem receber, no Natal, ao Menino Jesus


Fonte: https://idademedia.wordpress.com

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores